Ex-reitor da UFG tem como pauta fortalecer bancada da Educação e Ciência

Goianésia – O ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Edward Madureira, decidiu voltar ao PT, partido pelo qual foi candidato a deputado federal em 2014, com o objetivo de buscar uma vaga na Câmara dos Deputados neste ano no intuito de reforçar a bancada da Educação no Congresso Nacional.

A decisão, oficializada na última sexta (18/03), se deu após reunião com o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, pré-candidato do PT ao governo de São Paulo. Haddad reforçou o convite feito pelo partido em Goiás e Edward publicou foto dos dois nas redes sociais.

“Foi uma reação extraordinária e eu percebi que as pessoas se sentem à vontade para me apoiar e pedir votos no PT”, explica. Levei em conta o legado do PT nas universidades e a ampliação do ensino superior”, acrescenta.

Em sua fala durante o 4º Painel Eleições 2022 nesta quinta-feira (17/03), Edward citou a importância da ampliação da representação no Congresso Nacional na área da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. “Isso nunca se fez tão necessário. Entramos no tempo do obscurantismo, do negacionismo, da destruição do marco civilizatório”, destacou ao acrescentar a natureza suprapartidária do movimento, que terá um manifesto divulgado em breve.

O ex-reitor também tem destacado que a Educação precisa ser pensada de forma macro. “Não existem duas educações, Educação é uma só. Queremos 10% do PIB para Educação”, destaca. A área sofre pela atual gestão federal com sucessivos cortes orçamentários. A Universidade Federal de Goiás (UFG) fechou 2021 com déficit de R$10 milhões.