"É natural que o Poder Executivo chame as atenções dos eleitores, mas não dá para esquecer o papel relevante do Congresso”, defende o candidato ao Senado Federal pelo PSDB

Goianésia – Considerado a Câmara Alta do Poder Legislativo Federal, o Senado compõe o Congresso Nacional junto com a Câmara dos Deputados. Porém, diferente dos mandatos de deputados, os mandatos de senadores são de 8 anos. Além disso, algumas decisões políticas são de responsabilidade exclusiva do Senado Federal. Neste sentido, o candidato a senador Marconi Perillo (PSDB 456) alertou a população sobre a eleição para o parlamento. “É natural que o Poder Executivo chame as atenções dos eleitores, mas não dá para esquecer o papel relevante do Congresso Nacional”, observou.

Entre as funções de grande importância que passam exclusivamente pelo Senado estão a aprovação de nomes indicados ao STF, a indicação do procurador-geral da República e dos presidentes e diretores do Banco Central (BC). “Muitas pessoas reclamam dos Tribunais Superiores, mas quem escolhe e vota nos ministros dos tribunais são os senadores”, exemplificou. “Reclamam de preço de energia, de água, de combustível, mas quem vota para escolher os presidentes das agências reguladoras, que definem tudo nessa área, são os senadores”, acrescentou.

Na área econômica, cabe ao Senado autorizar operações financeiras externas da União, Estados e municípios; fixar limites globais de montante da dívida consolidada dos entes; tratar de limites na concessão de garantia da União em operações de crédito externo e interno; e determinar os limites globais no montante da dívida mobiliária de Estados e municípios.

Marconi defendeu que, diante da sua experiência e trajetória política, caso eleito, estará em Brasília nas altas discussões para defender o povo. “O povo que passa por dificuldades, o povo que precisa de emprego, o povo que precisa de leis boas”, destacou.