Candidato foi sabatinado pelo Fórum Empresarial nesta segunda (29/08)

Goianésia – O candidato ao Governo de Goiás Gustavo Mendanha (Patriota) explicou nesta segunda-feira (29/08), durante a sabatina do Fórum Empresarial, promovido por entidades empresariais de Goiás, a proposta de seu plano de governo para resolver a questão de distribuição de energia elétrica e aumentar a competitividade do Estado.

O Fórum Empresarial de Goiás é composto pela Fieg, Fecomércio GO, Faeg, Adial, Facieg, FCDL-GO, Acieg e Sistema OCB/GO, entidades ligadas ao comércio, indústria, agronegócio e cooperativismo.

A proposta de Mendanha é que sejam construídos 800 quilômetros de linhas de transmissão, 22 novas subestações e reforma de outras 12. O aporte financeiro para a execução desse serviço será a partir de um fundo criado pelo governo estadual no valor de R$ 2 bilhões. A previsão é de que o retorno financeiro do fundo ocorra em 10 anos.

O programa “Parceiros de Goiás” entre eles o setor produtivo, consórcio de municípios ou associações, que tiverem interesse em financiar, seja retomando ou construindo equipamentos necessários, serão ressarcidos na conta junto à Concessionária de Distribuição de Energia.

Esse formato de parcerias já foi realizado, a exemplo de uma grande empresa de frigoríficos, a Pif Paf, e também uma das maiores empresas de mineração do mundo, Anglo American, tiveram que realizar investimentos em parceria com a concessionária de distribuição de energia. As duas geram milhares de empregos em Goiás.

Ao final da sabatina, os representantes do Fórum Empresarial entregaram uma carta-proposta com as principais demandas da entidade.