Proposta do Governo de Goiás para o agronegócio já está em tramitação na Alego

Goianésia – O prefeito de Goianésia, Leonardo Menezes, deve propor uma emenda ao projeto do Governo de Goiás para a criação do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), que estabelece uma contribuição facultativa do agronegócio para ter acesso a benefícios fiscais estaduais e para arrecadar recursos para a manutenção de rodovias utilizadas no escoamento da produção.

O projeto já está em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Em entrevista ao jornal A Redação nesta quarta-feira (16/11), Menezes informou que sua emenda irá propor que sejam repassados aos municípios até 25% do valor arrecadado com a nova taxa. A previsão é que a emenda seja apresentada ainda nesta quarta pelo deputado estadual Hélio de Sousa e que o Fundeinfra seja votado nesta quinta-feira (17/11).

O Fundeinfra prevê uma contribuição de até 1,65% sobre o valor de comercialização de produtos do agro e do setor de mineração. A contribuição é facultativa e condicionante para a manutenção de benefícios fiscais que desonera o setor agropecuário. A estimativa é arrecadar de R$ 700 milhões a R$ 1 bilhão.