Ação integra a programação da Alego Ativa no Colégio Estadual Jalles Machado

Goianésia – Neste sábado (26/03), a Defensoria Pública do Estado de Goiás leva o projeto Defensoria Itinerante à população de Goianésia. A ação ocorre dentro da programação da Alego Ativa, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Os atendimentos jurídicos integrais e gratuitos da Defensoria Pùblica do Estado de Goiás (DPE-GO) são destinados à população em situação de vulnerabilidade. Serão atendidas demandas na área de Família (divórcio, pensão alimentícia, entre outros), reconhecimento de paternidade (biológica ou socioafetiva, inclusive pós-morte) e retificação de registro civil. O evento será das 8h30 às 17h, no Colégio Estadual Jalles Machado.

Segundo o subdefensor público-geral Tiago Gregório Fernandes, o atendimento supre a carência de Goianésia que ainda não tem uma representação da DPE instalada no município. "Desde 2016 conduzimos o projeto itinerante até que a DPE se faça de fato presente nas comarcas ainda sem atendimento. Aproveitamos a estrutura e o contexto da Alego Ativa com uma abordagem interdisciplinar de educação em direitos e acesso à justiça", afirma.

Além dos serviços listados acima, a DPE também oferece consultoria jurídica gratuita em qualquer tema legal além de solução extrajudicial em diversas áreas. "Muita gente não sabe disso, mas um acordo extrajudicial conduzido pela DPE tem o mesmo valor de uma sentença em matérias como pensão alimentícia, eventualmente até em regulamentação de guarda", exemplifica Fernandes. "Temos uma série de demandas que podemos resolver numa manhã de sábado, sem custo nenhum", pontua, especialmente em questões de registro e outras documentações e questões familiares.