Delegada orienta como se prevenir contra os golpistas

Goianésia – Polícia Civil de Goianésia alerta para o "golpe do cartão trocado". Segundo a delegda Alanna Duarte informou à RVC FM, esta modalidade tem crescido no município.

Os criminosos abordam as vítimas dentro dos bancos nos caixas eletrônicos. Eles então abordam a vítima após ela ter feito qualquer transação, dizendo que o caixa informou que as senhas dela serão bloqueadas. "Eles chegam a entregar um papel com essa informação e que o caixa eletrônico está pedindo que ela atualize a senha", conta Duarte.

Nesse momento, eles trocam o cartão da vítima por um outro, "e a vítima inocentemente digita a senha dela na tentativa vã de não ter seu cartão bloqueado. Assim os criminosos acabam ficando com o cartão da vítima e com a senha dela", alerta a delegada.

Assim, os criminosos usam os dados obtidos para realizar saques de altos valores diretamente no caixa eletrônico, além de compras em diversos estabelecimentos comerciais. A delegada pede cuidado: "nunca aceite ajuda de estranhos especialmente dentro de agências bancárias. Qualquer dúvida, chame um funcionário do banco para te orientar. Na pressa, você pode acabar se tornando uma presa fácil para os criminosos".