Município é de meio porte e já tem mais de 52 mil veículos

Goianésia – A preocupação com soluções para a mobilidade urbana no Brasil é direcionada quase totalmente para as grandes cidades, nas quais congestionamentos são frequentes, grandes distâncias são percorridas e centenas de milhares de pessoas precisam se deslocar diariamente. Entretanto, cidades de pequeno e médio portes, onde estão concentrados 68% da população, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também enfrentam problemas de locomoção.

Goianésia hoje abriga quase de 75 mil habitantes, de acordo com o último Censo do IBGE, é um exemplo desses. O Engenheiro Hermes Gonçalves que fez parte do planejamento das ruas de Goianésia, afirma que a cidade evoluiu no assunto mobilidade urbana.

“Em 1998, havia menos de oito mil veículos em Goianésia. Então quando a gente ia ao mercado, achávamos com facilidade espaço na porta do mercado para o estacionamento. Hoje a situação mudou muito. Em poucos anos, a cidade teve um crescimento extraordinário”, declara.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), mais de 52 mil veículos circulam pelas ruas de Goianésia. Para se ter uma ideia da dimensão desse número, Jaraguá possui 28.522 veículos para mais de 52 mil habitantes. Procurando mais agilidade e poupar tempo, as motocicletas entram como opção. Em Goianésia, 10.893 motos circulam nas ruas da cidade segundo o Detran.

O transporte coletivo também faz parte da mobilidade urbana, mas como Goianésia possui apenas dois veículos que funcionam em horário comercial, fazendo somente duas rotas, uma trafegando pela Avenida Contorno, e outra linha pela Avenida Goiás, isso acaba dificultando o deslocamento de quem necessita do coletivo.

Em buscas de melhorias para a mobilidade e circulação de veículos e pessoas, a Prefeitura de Goianésia, em parceria com a superintendência municipal de trânsito criou o programa Cidade Moderna, que investiu mais de R$ 5 milhões nas ruas da cidade. O superintendente Municipal de trânsito Jhonattas Lopes ressalta que a equipe segue trabalhando, no intuito de no futuro, Goianésia seja referência em mobilidade urbana.

“Seguimos com a compra de diversos insumos e equipamentos que a SMT utiliza para promover a implementação da sinalização horizontal e vertical, inclusive para bairros que não contam com esse benefício, como Granville e Jardim Cerrado”, completa.

A cidade que antes era planejada, hoje se torna uma cidade de médio porte com setores a quase 10 km de distância do centro. O vereador PCD Marcos Vinicius, espera que no futuro, a mobilidade urbana na cidade tenha mais acessibilidade.

“Por eu ser deficiente físico e andar muito pela cidade com minha cadeira motorizada, hoje vejo que ainda falta muita acessibilidade em algumas ruas”, ressalta, embora destaque que as vias principais já contem com adequações, como rampas de acesso. “Ainda tem muito o que melhorar. Nossa cidade vai chegar a 100 mil habitantes rápido e vai precisar de ter acesso fácil porque cada vez mais vamos ter uma população mais idosa”, salienta.

Dificuldade em estacionar o carro também se tornou um problema com a quantidade de veículos na cidade. No intuito de colaborar com um mundo mais sustentável, econômico e saudável, algumas pessoas trocam os carros por bicicletas.

Entre muitas projeções do futuro, o fato é que nossa cidade continua se desenvolvendo, seja através da abertura de novos setores e também a vinda de outras indústrias. Goianésia é referência em várias modalidades, e para um futuro ainda próximo, a população espera que a cidade também seja referência, em mobilidade urbana.