Delegado Marco Antônio Maia orienta a população a se prevenir

Goianésia – O primeiro episódio do quadro De Olho no Golpe foi ao ar na RVC FM nesta sexta (11/08). O delegado Marco Antônio Maia abordou o "golpe do nude" ou "golpe da novinha". "É um golpe que traz um transtorno psicológico muito grande para a vítima que fica um tempo atormentado com a iminência de ser processado", conta o delegado.

O golpe funciona da seguinte forma: os criminosos criam um perfil falso de uma mulher atraente e fazem contato com as vítimas, geralmente homens de meia idade, indicando a intenção de iniciar um relacionamento amoroso por meio da rede social. Ocorre uma troca de nudes, geralmente pelo WhatsApp quando, de repente, a conversa muda.

"Entra 'o pai' dessa conta falsa e diz que ela é menor [de idade] e que ele está indo na polícia para fazer uma denúncia por pedofilia", conta o delegado. Os criminosos então apresentam cenários e documentos falsos para validar a denúncia e então uma pessoa se passando por delegado entra em contato dando um prazo de 24 horas para receber uma quantia e evitar que a pessoa seja presa.

"A pessoa entra em pânico e acaba pagando. Mas é tudo falso. A conta é falsa e não existe um delegado do outro lado da linha", alerta Marco Antônio, lembrando que um empresário de Rio Verde chegou a perder R$ 400 mil no golpe e de outro caso em que a vítima cometeu suicídio por medo de ser exposta na sociedade.

Marco Antônio completa que, caso a pessoa caia em um golpe, que procure imediatamente a polícia.