Em casos de novas ocorrências, é importante se proteger para não inalar o pó

Goianésia – Uma nuvem de poeira encobriu várias cidades em Goiás nos últimos dias. Cidades do Vale do São Patrício, como Goianésia, estão na lista dos municípios que foram atingidos pelo fenômeno, provocado pelo longo período de estiagem, aliado à aproximação de uma frente fria, o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, relata que algumas regiões em Goiás estão sem chuva há mais de 100 dias e que, com a estiagem, o solo começa a desagregar.

"Se observarmos aqui no Estado de Goiás, pelo menos na parte Centro-Sul, nós estávamos até então com 68 dias sem chuvas, e a parte Centro-Norte, onde está Goiánesia, Porangatu, Niquelândia, estamos com alguns municípios com mais de 100 dias sem chuvas e isso favorece que o solo fique de maneira desagregada. No período seco, ele tem essa possibilidade de soltar essas partículas, como nós observamos, que é o pó da terra", explica André Amorim.

Segundo o gerente, o Vale do São Patrício está entre as regiões de maior tensão climática. Ele alerta que quem está no campo, exercendo o trabalho braçal e exposto ao sol, precisa redobrar os cuidados com a saúde. "A maioria das cidades são cercadas por áreas rurais, e essas áreas rurais neste período, o solo está descoberto, né? Se você viu aquela tempestade de poeira, procure um local seguro onde você não vai ficar exposto a essa poeira e é importante que a pessoa utilize máscara para evitar de inalar partículas de terra finas e outras partículas que podem comprometer a saúde", orienta.