População deve ficar atenta a não fornecer dados a estranhos e a ficar atentos à movimentação bancária

Goianésia – Na edição do De Olho no Golpe desta sexta-feira (25/08), o delegado Marco Antônio Maia abordou o golpe do falso empréstimo, que afeta principalmente os aposentados.

"Eles conseguem entrar em contato falando que têm um empréstimo com vantagens para oferecer ou anunciam em rádios e classificados em jornais para que a pessoa procure o empréstimo. Assim que a pessoa aceita, eles começam a pegar informações: fotos, dados sobre cartões de crédito, endereço", conta o delegado.

O golpe é concluído muitas vezes com os golpistas pedindo um adiantamento à vítima em contrapartida pelo empréstimo. Outra forma é eles mesmos conseguirem fazer um empréstimo consignado no nome da pessoa, usando os dados obtidos previamente, embolsando o dinheiro e deixando a dívida.

O delegado orienta como não cair no golpe: "em primeiro lugar, nunca passe dados. Procure descobrir realmente quem está fazendo o contato, quem está oferecendo esse empréstimo. Nunca passe senha de conta, senha de cartão. Não existe nenhum empréstimo que requer um adiantamento. Quando isso acontecer, tenha certeza que é golpe, procure a polícia imediatamente".

Marco Antônio também pede para que os familiares acompanhem as movimentações bancárias dos idosos, pois muitas vezes eles não notam que foram vítimas e passam meses pagando taxas do empréstimo consignado sem saber. É importanta, então, se munir de documentos para ir ao banco e cancelar esse endividamento indevido.