Receita atualmente só é realizada por uma doceira na antiga capital

Goianésia – Recebeu sanção da Governadoria a Lei Estadual nº 21.753 de autoria do deputado Coronel Adailton (PRTB), que determina que a “gastronomia e cultura do doce alfenim produzido na região da cidade de Goiás ficam declaradas como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado”.

O Alfenim é um doce de origem árabe que chegou ao Brasil trazido pelos portugueses. Em Goiás, o município da cidade de Goiás se destaca como um dos poucos a produzir a iguaria. “A tradição da gastronomia e cultura dos alfenins vem sendo preservada naquele município por Sílvia da Silva Curado, uma senhora de 87 anos, a única doceira da região que ainda conhece os segredos de seu preparo”, aponta o parlamentar.

Embora seja um doce de poucos ingredientes, por ser extremamente delicado, exige tempo, destreza e conhecimento do ponto adequado para sua fabricação, fatores que desestimulam a sua produção por outras doceiras da região. Pela dificuldade em seu preparo, esse doce está sob o risco de desaparecer. Diante da gravidade dessa previsão para a cidade e para a gastronomia e cultura goiana, Adailton propôs declarar o alfenim como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás.