Artistas Badu e Arthur Monteiro abrem suas mostras individuais, ‘divino carnaval’ e “enquanto sua mãe picava cebola”, nesta quinta-feira (09/02), a partir das 18h30

Goianésia – Em clima carnavalesco, o Centro Cultural Octo Marques, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), abre a temporada 2023 de exposições com as individuais ‘divino carnaval’ , de Badu, e ‘enquanto sua mãe picava cebola’, de Arthur Monteiro, nesta quinta-feira (09/02), a partir das 18h30. Ambas ficam em cartaz até 17 de março, na galeria Sebastião dos Reis. A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

"Divino Carnaval", com curadoria de Paulo Henrique Duarte-Feitoza, traz os resultados das constantes investigações de Badu sobre as relações existentes entre o Carnaval e o sagrado. A festa de fevereiro, constantemente interpretada como uma festa profana, toma contornos sacros em que o artista se estabelece enquanto um fiel dessa folia. Pedrarias, lantejoulas, paêtes, purpurinas entre tantos outros elementos típicos dessa época, compõem esse altar folião e são utilizados na constituição de obras que evocam devoção ao Carnaval. As peças da mostra foram criadas entre 2021 e 2023 e adentram diversas linguagens.

Já “enquanto sua mãe picava cebola”, com curadoria de Glayson Arcanjo, reúne um conjunto numeroso de desenhos feitos por Arthur Monteiro entre 2022 e 2023. As obras foram distribuídas em quatro séries, originadas do interesse do artista em desenvolver uma constante experimentação das possibilidades criativas dos papéis manteiga e vegetal, aliadas ao uso da tinta acrílica e do grafite. O desenho é entendido por Arthur Monteiro como uma via de aproximação com o mundo, para conhecê-lo e tateá-lo, e nele se articular memórias, pensamentos, impressões, em jogos de sobreposição e justaposição de folhas de papel. Na exposição, o espectador é convidado a visitar essa ampla paisagem, nela traçar seus percursos, por imagens de sua própria vida interior.


Serviço

Exposições:

‘divino carnaval’, de Badu

‘enquanto sua mãe picava cebola’, de Arthur Monteiro

Abertura: 09/02/23 às 18h30

Período de Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h Entrada gratuita