Evento deste ano ocorre entre 21 e 29 de julho

Goianésia – Salvaguardar as tradições, saberes e as paisagens apresentadas no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é um dos motes da Lei Estadual nº 22.007, que reconhece o evento como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás. A matéria é de autoria do deputado estadual Coronel Adailton e recebeu a sanção do governador Ronaldo Caiado no dia 13 de junho de 2023.

Juliano George Basso, presidente da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e idealizador e coordenador do Encontro de Culturas, comenta a conquista em nome da organização do evento, da comunidade da Vila de São Jorge - que fica localizada na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO - e da comunidade do município de Alto Paraíso de Goiás.

“Estamos muito contentes com o título. Para nós, é um reconhecimento não só pelo trabalho que a gente vem fazendo ao longo desses anos, mas também de toda a cultura tradicional de Goiás e do Brasil que se encontra no mês de julho no evento. Somos um grande território de encontros de patrimônios imateriais”, diz.

Ele reitera que o reconhecimento pelo Estado abrange uma gama de comunidades detentoras de tradições. “Temos a grande responsabilidade de mostrar o quão rica é a cultura goiana que está resguardada nos interiores e que várias comunidades também são detentoras desse título junto com a gente”, aponta.

Realizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, o Encontro de Culturas promove a sua 23ª edição entre os dias 21 a 29 de julho, na Vila de São Jorge, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A programação é totalmente gratuita e aberta ao público. Também em julho acontece a Aldeia Multiétnica, entre os dias 7 e 14.

“O evento reúne e levanta bandeiras fortes, como a diversidade, a agenda ecológica e a preservação das culturas tradicionais e populares, cujas manifestações são patrimônios imateriais", destaca Juliano George Basso, idealizador e coordenador do Encontro de Culturas e presidente da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.