Os microempreendedores individuais (MEIs) terão oportunidade de aprender novas habilidades e técnicas para melhorar o negócio, além informações sobre as tendências do mercado e como se manter competitivo

Goianésia – O Sebrae Goiás participa da 14 ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI) de 22 a 26 de maio. Durante a semana, os empreendedores podem participar de palestras, workshops, cursos, oficinas e atendimentos gratuitos oferecidos pela instituição e outros parceiros. A programação conta com mais de 180 ações em 76 municípios do estado. Em 2022, Goiás realizou 8.450 atendimentos, e a meta deste ano é um desafio: realizar 9.600 atendimentos a microempreendedores individuas ou empresários que pensam em montar o próprio negócio.

Em Goianésia, serão oferecidas oficinas gratuitas para os pequenos empresários. Na segunda e na terça, o terma abordado será mídias digitais. Na quarta, o tema será vendas e, na quinta, a oficina irá abordar como encontrar um propósito na sua empresa.

Por fim, na sexta, o paço municipal recebe estandes dos bancos da cidade oferecendo linhas de crédito exclusivas aos MEI. As inscrições podem ser feitas pelo 62 99202-6888.

Coordenada pelo Sebrae Nacional, o evento tem como objetivo orientar e capacitar empreendedores formalizados para melhoria e desenvolvimento do seu negócio e para potenciais empreendedores que pretendem se formalizar. “As principais vantagens para os MEIs incluem a oportunidade de aprender novas habilidades e técnicas para melhorar o negócio, além de obter informações sobre as tendências do mercado e como se manter competitivo”, explica Thalita Dias, analista e gestora estadual da Semana do MEI no Sebrae Goiás.

Os MEIs também podem aproveitar a semana para esclarecer dúvidas sobre a formalização do negócio, conseguir orientações sobre finanças e marketing e entrar em contato com novos fornecedores e clientes. No Sebrae Goiás os atendimentos acontecem nas 13 agências, nas Salas do Empreendedor e também serão feitos pela rede de instrutores e consultores credenciados e pelos parceiros.

Para conhecer a programação, os interessados podem acessar diretamente o site para visualizar as ações no seu município. A gestora estadual do evento adianta que serão oferecidas uma gama de atividades com temas sobre finanças, marketing, gestão, planejamento e legislação específica para os microempreendedores individuais. “Também teremos orientações sobre crédito, uma das principais dúvidas dos empreendedores”, ressalta Thalita.

As inscrições para as ações da Semana do MEI podem ser feitas pelo site. Para as capacitações, o número de vagas é limitado, e a gestora da ação orienta os interessados a fazerem as inscrições com antecedência. Thalita ainda explica que nos pontos de atendimento as inscrições serão feitas por ordem de chegada, e uma equipe de profissionais estará preparada para esse atendimento.

Página exclusiva sobre o MEI

Na página exclusiva para o microempreendedor individual (MEI) do Sebrae Goiás, em um único local, o empresário pode encontrar todas as informações que precisa para se formalizar ou para fazer a gestão do seu negócio. Para aquele que já é MEI e precisa emitir seu Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) ou nota fiscal, ou realizar sua declaração anual, o cliente encontrará os caminhos dentro dessa página. De acordo com a analista e gestora da Semana do MEI no Sebrae Goiás, Thalita Dias, nessa página exclusiva o empreendedor tem acesso a várias ideias de negócios, orientação sobre benefícios e as características do microempreendedor individual. “Tudo reunido em um único lugar para facilitar o acesso aos atuais e futuros clientes.”

MEIs representam cerca de 60% das empresas em Goiás

Atualmente o número de MEI em Goiás é de 437.812, o que representa 59% do total de pequenos negócios no estado. Os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Valparaíso e Luziânia possuem o maior número de MEIs. O maior quantitativo de empresas está registrado no setor de serviços (47%), seguido do setor de comércio (32%) e indústria (11%).

Esses dados fazem parte de uma pesquisa feita pelo Sebrae Goiás para saber o perfil e identificar as principais necessidades dos microempreendedores individuais do estado. A coleta de dados foi feita entre os dias 14 e 24 de abril deste ano. A base de erro está em 5%, com nível de confiança de 95%.

Os três segmentos com maior número de empresas inscritas são, respectivamente: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (7%); cabelereiros, manicure e pedicure (7%); e setor de promoção de vendas (5%). A pesquisa mostra que a maioria dos microempreendedores individuais de Goiás é do gênero masculino (56%) na faixa etária de 31 a 50 anos (55%). A capital Goiânia concentra 28% dos MEIs cadastrados no estado.

Para se ter uma ideia da importância dos MEIs, em 70% dos casos a renda individual do(a) empreendedor(a) é exclusivamente oriunda de sua atividade como MEI, e em 55% dos casos a principal fonte de renda da família também é o empreendimento. A renda mensal média da família se concentra entre dois e quatro salários mínimos (61%).

A pesquisa mostra que as principais motivações para empreender são: ter independência (52%) e a necessidade de ter uma fonte de renda (33%). E o principal motivo que levou os(as) empreendedores(as) a se formalizarem como MEI foram os benefícios do registro formal (27%), seguido pela baixa carga tributária (21%) e benefícios do INSS (21%).

Já as principais dificuldades apontadas pelos entrevistados atualmente na gestão do empreendimento são: falta de crédito (57%) e a expansão do negócio (39%). Já os temas que mais interessam aos empreendedores são: administração financeira (44%), benefícios e/ou obrigações do MEI (28%) e vendas pela internet (28%).