Cerca de 50% das pessoas planejam presentear nessa data

Goianésia – Em 2022, o comércio brasileiro teve o melhor dia dos pais desde 2011. Houve uma alta de 7% segundo dados do Serasa nas vendas em comparação com 2021. Para 2023, a expectativa é igualmente alta.

O especialista em marketing e estratégia de vendas, Rodrigo Caselli destaca algumas estratégias para quem deseja lucrar bastante no dia dos pais. "Diante do mundo virtual em que vivemos, certamente é imprescindível uma campanha visual de impacto. Certifique-se de divulgar essas promoções nas redes sociais, no site da empresa e em outros canais de comunicação para que os clientes saibam sobre elas. O marketing digital pode ser uma ótima maneira de atingir grande número de pessoas com investimento relativamente baixo. Outro jeito de atrair clientes é criar kits de presentes temáticos para o dia dos pais. Por exemplo, uma loja de roupas pode criar um kit com camisas, gravatas e meias, enquanto uma loja de bebidas, por exemplo, pode criar um kit de cervejas especiais, copos personalizados. Essa é uma maneira de oferecer aos clientes uma opção de presente completa e prática", orienta.

A última data mais agitada para o comércio este ano foi o Dia dos Namorados e, segundo uma pesquisa da Fecomércio-GO, o valor do tíquete médio teve um aumento de 23,5% frente a 2022. Antes disso, no Dia das Mães e na Páscoa, a Fecomércio já havia registrado faturamento de 8,9% e 14,2% superiores, respectivamente, às datas no ano passado.

A pesquisa ainda revela que 50% dos brasileiros devem entregar presentes de dia dos pais em 2023. Inclusive muitas pessoas vão presentear mais de uma pessoa. Roupas são os itens mais procurados por quem vai dar presente (35%). Por outro lado, perfumes são um dos itens mais desejados pelos pais (24%), seguidos por calçados (17%), almoço ou jantar (14%) e itens de cuidado pessoal (12%).