Apesar de um aumento de 13% na produção, o preço do grão já caiu 60%

Goianésia – A baixa rentabilidade do milho tem preocupado os produtores goianos. O preço do grão já caiu 60%, afetando o retorno financeiro da commodity e obrigando os agricultores a esperar uma recuperação no valor para negociar a produção.

Porém, eles são confrontados com outro problema: a falta de espaço para estocar o grão, já que Goiás possui um déficit de armazenagem. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção no Brasil deve atingir 128 milhões de toneladas de milho, um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior.

"Como era de se esperar, uma safra recorde, porém o que não foi tão bom para o produtor, foi a rentabilidade. O produtor precisou de uma alta produção para pagar as suas contas", diz Leonardo Machado, assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). E a situação não deve mudar por agora: "Somente para o fim do ano e início do ano que vem que teremos o escoamento do milho para exportação, podendo ter um pico de preço nesse período".