61 mandados são cumpridos em sete estados, entre eles Goiás

Goianésia- A Polícia Civil de Goiás (PC-GO) deflagrou na manhã desta terça-feira (4/11), uma megaoperação contra uma das maiores redes de lavagem de dinheiro ligadas a uma facção criminosa com atuação em todo o território nacional e ramificações internacionais. O grupo é investigado por ter movimentado, em transações ilegais, um montante que supera a marca de R$ 630 milhões.

A operação, batizada de Inimigo do Estado, é coordenada pela Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e mobiliza policiais de sete estados brasileiros. No total, estão sendo cumpridos 61 mandados de busca e apreensão nos estados de Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Maranhão, Paraíba, Amazonas e Tocantins, contando com o apoio das Polícias Civis locais.

As investigações apontam que a organização utilizava um complexo esquema de empresas de fachada e contas bancárias em nome de "laranjas" para dissimular a origem e o destino dos valores. Além do alcance nacional, a facção mantinha vínculos com outros grupos criminosos e conexões em outros países, o que potencializou a rede de crimes financeiros.

Somente em Goiás, mais de 150 policiais civis atuam na região Metropolitana de Goiânia e no interior para apreender documentos, equipamentos e valores, além de identificar novos integrantes do esquema. A ação visa coletar provas para consolidar o inquérito.