Goianésia-A 11ª edição da Marcha para Jesus será realizada neste sábado (27), em Goianésia, reunindo igrejas evangélicas, lideranças religiosas e moradores em uma programação queinclui carreata, caminhada pelas principais vias da cidade e momentos de louvor na Praça Laurentino Martins. Organizado pelo Conselho de Ministros Evangélicos de Goianésia (COMEG), o evento integra o calendário do município e tem como proposta reunir diferentes denominações cristãs em uma mesma celebração.
Em entrevista exclusiva ao jornal Fatorama, o vice-presidente da comissão organizadora da Marcha para Jesus e pastor da Igreja Fonte da Vida, Rogério Policarpo, e o secretário da diretoria do COMEG, pastor Eldomar Oliveira, detalharam a programação e falaram sobre o objetivo da edição deste ano.
Segundo Rogério Policarpo, a comissão organizadora escolheu para este ano o tema "Somos Um", inspirado na união entre as igrejas e todos aqueles que professam a fé cristã.
"Unidade das igrejas, unidade do povo, unidade da cidade de Goianésia. A Marcha para Jesus não é uma marcha dos evangélicos. A Marcha para Jesus é uma marcha do povo de Deus. Irmãos católicos, aqueles que creem em Jesus Cristo, todos estão convidados para a Marcha para Jesus."
O pastor explicou que o COMEG reúne líderes das igrejas evangélicas do município para definir toda a organização do evento, desde o formato até a programação desenvolvida ao longo do dia.
Programação começa pela manhã
As atividades terão início às 10h, com uma carreata pelas ruas da cidade. A concentração será na Praça Laurentino Martins, conhecida como Praça da Matriz.
"Depois de aproximadamente quarenta minutos, faremos uma carreata curta pela cidade, promovendo a grande festa que acontecerá às 17h."
No período da tarde, a concentração será novamente na Praça da Matriz. Em seguida, os participantes percorrerão um trajeto pelas avenidas Minas Gerais e Goiás, passando também pelas ruas 33 e 10, retornando ao ponto inicial.
Caminhada terá momentos de oração
Durante o percurso, os organizadores pretendem realizar orações voltadas para diferentes áreas do município.
"Vai ser uma caminhada lenta, tranquila, abençoando todos os pontos da cidade. Faremos orações e liberaremos palavras de bênção sobre infraestrutura, economia, saúde, educação e também pelos governantes."
Rogério Policarpo fez um convite para que o público participe de toda a caminhada.
"Estamos chamando todos para marchar. Venha o senhor, a senhora, o pai, a mãe, a criança no carrinho. Coloque seu tênis, traga sua água. Será uma marcha da paz, pedindo a bênção de Deus para Goianésia."
Organização orienta participação na caminhada
Para o secretário do COMEG, pastor Eldomar Oliveira, o deslocamento pelas ruas faz parte da proposta do evento e deve contar com a participação do público.
"Se nós pensarmos apenas em ir para o local da festa e não marchar, vai ficar um pouco desconectado. É importante participar da caminhada, orar pela cidade e chegarmos juntos para fazer uma grande celebração."
Ele também afirmou que a estrutura preparada na Praça da Matriz comportará todos os participantes.
"Teremos cadeiras para todos. Não há necessidade de preocupação em perder lugar. A estrutura está muito bem montada e haverá espaço para todos."
Banda reúne músicos de diferentes igrejas
Uma das novidades da edição deste ano será a apresentação da banda Somos Um, formada por músicos e cantores de diversas denominações cristãs de Goianésia.
Segundo Eldomar Oliveira, o projeto simboliza o propósito da Marcha para Jesus.
"Na Marcha para Jesus, nós deixamos de lado os interesses particulares de cada ministério. Tiramos a placa da igreja e nos unimos por um único objetivo. A banda Somos Um representa toda a comunidade evangélica de Goianésia."
Rogério Policarpo afirmou que a expectativa é de que a iniciativa tenha continuidade.
"A ideia central é justamente essa unidade. Quem sabe, no próximo ano, possamos até formar um coral junto com a banda. Eles estão ensaiando e vão entregar o melhor, primeiro para Jesus e depois para todas as pessoas que participarão desse momento."
Organização lembra histórico do evento
Durante a entrevista, Eldomar Oliveira também recordou que a Marcha para Jesus chega à 11ª edição graças ao trabalho desenvolvido por lideranças religiosas ao longo dos últimos anos.
"Antes de nós houve uma grande equipe que iniciou esse trabalho. Os pastores que passaram pela presidência do COMEG deixaram um legado para que esse projeto continuasse. É importante reconhecer aqueles que começaram essa caminhada."
Estrutura contará com apresentações e show
Após o retorno da caminhada à Praça da Matriz, será realizada a programação artística e institucional. Segundo Rogério Policarpo, a abertura será feita pela banda Somos Um. Em seguida, haverá pronunciamentos de representantes do COMEG e autoridades municipais, além de uma apresentação surpresa preparada pela organização.
O encerramento ficará por conta do cantor gospel Felipe Rodrigues.
Ao final da entrevista, Rogério Policarpo agradeceu o apoio recebido para a realização da Marcha para Jesus e convidou a população para participar da programação.




