Projeto tem o objetivo de estimular novas gerações de engenheiros e pesquisadores ligados em inovação e tecnologia

 

Goianésia - A Anglo American e a ONG Passatempo Educativo realizaram, nesta quinta-feira (09/03), uma cerimônia de entrega de livros e kits de robótica a cerca de 300 crianças de três escolas públicas de Barro Alto. A iniciativa, contemplada via edital de projetos sociais da mineradora, beneficia estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

O projeto visa estimular diversas competências, como espírito investigativo, trabalho em equipe, planejamento, cooperação, diálogo, pesquisa e tomada de decisões, fazendo com que a robótica educacional fomente novas gerações de engenheiros e pesquisadores demandados pela indústria. A iniciativa faz parte do pilar Comunidades Prósperas, do Plano de Mineração Sustentável da Anglo American, que busca, entre seus objetivos, melhorar os índices educacionais dos municípios que acolhem as operações da empresa.

“Nosso edital de projetos sociais está alinhado aos nossos objetivos de longo prazo e visa possibilitar a realização de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde estamos presentes, para que elas se tornem cada vez mais prósperas. Neste projeto específico, além da programação de robôs, a robótica estimula a aprendizagem, a criatividade, o pensamento eficiente, entre outros benefícios, assim como prevê o nosso Plano de Mineração Sustentável”, afirma Bruno Marques, coordenador de Performance Social da Anglo American.

Além da entrega dos materiais, o projeto vai realizar, ao longo do ano, aulas práticas nas quais os estudantes terão a oportunidade de montarem juntos um robô, em uma aplicação que irá envolver tecnologia, programação, engenharia e sustentabilidade, entre outras áreas do conhecimento. Professores das instituições participantes já receberam capacitação. A iniciativa está sendo realizada em parceria com a Escola Municipal Aparecido de Jesus (distrito de Souzalândia), o Colégio Estadual Tiradentes (distrito de Souzalândia), e a Escola Municipal Maria Siqueira Pinto (Barro Alto).

“Com certeza esse projeto vai trazer grandes aprendizados e despertar a curiosidade científica das crianças participantes. Pois, quando a gente sai da teoria e passa a trabalhar na prática, conseguimos prender mais a atenção dos alunos”, ressalta Sandielle Tavares, secretária municipal de Educação de Barro Alto.

“Desde o ano passado estamos trabalhando, em parceria com a Anglo American, num projeto de incentivo à leitura, com montagem de bibliotecas e salas multimídia. Neste ano, vamos dar continuidade a esse projeto, com a doação de novos livros, e iniciar o ensino de robótica nas escolas, por meio de uma metodologia alternativa que busca desenvolver competências e habilidades na prática”, explica Carlos Chinen, presidente da ONG Passatempo Educativo.