Goianésia – A Galeria Sebastião dos Reis, unidade da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás) localizada no Centro Cultural Octo Marques, abre, na próxima quinta-feira (07/04), às 18h, a exposição “A Divina Comédia de Jones”, de Ricarjones. Com curadoria assinada pelo próprio artista, é a primeira vez que sua obra é apresentada dentro de um espaço formal para as artes, uma vez que a origem de sua produção é a rua. A mostra segue aberta até 3 de junho, com entrada gratuita.
O título da exposição faz referência ao grandioso poema A Divina Comédia, de autoria do escritor italiano Dante Alighieri (1265-1321), e, em observância a esta obra, concebe a distribuição de seus trabalhos em grupos que identificam a trilogia, relacionada com os lugares visitados pelo espírito humano após a morte. A atual pesquisa do artista promove a mistura de tempos, de fontes e de categorias artísticas, resultando no excesso de imagens, mensagens e informações que circulam no mundo contemporâneo.
Ricarjones iniciou seu trabalho na área da fotografia e a partir dos seus registros desencadeou um processo experimental unindo à técnica do “lambe lambe”, suas fotografias e intervenções manuais, que resultam na personalidade forte de suas obras. “Divina Comédia de Jones” é a reunião de trabalhos que estão sendo produzidos desde o segundo semestre de 2021 pelo artista e tem como elã a releitura de imagens das madonas pintadas na idade média anexados aos registros autorais da parada LGBTQIA+ no Brasil e na cidade de Goiânia entre os anos de 2014 a 2019.
De acordo com o curador Divino Sobral, que assina o texto crítico da mostra, as intervenções urbanas que Ricarjones realiza sobre muros e paredes de Goiânia formam “um conjunto que contribui com a cultura do excesso, mas se distingue dos demais trabalhos executados na cidade por absorver e incorporar, ao seu modo, questões advindas do grafite, do picho, misturando-as com questões da pintura e com imagens fotográficas, base de sua linguagem visual”.
O público terá contato com as sensações provocadas pelo exagero decorrente do emprego da pintura para apagar ou destacar detalhes de imagens fotográficas, apropriadas de outros artistas ou de autoria própria, soterrando pictoricamente camadas de informações, que vão de transcrições dos Evangelhos Apócrifos e citações poéticas, até elementos da cultura pop, reproduções de livros de História da Arte e fotografias das paradas LGBTQI+, além do uso de suportes não convencionais para pintura.
Serviço:
Evento: Lançamento da exposição “O Excesso na Divina Comédia de Jones”
Data: 07/04/22
Horário: 18h00
Local: Galeria Sebastião Salgado, no Centro Cultural Octo Marques.
Endereço: Edifício Parthenon Center (mezanino), Rua 4, número 215, Centro.
Entrada franca