1º lugar foi premiado com a patente da sua invenção

Goianésia – Na manhã desta quarta-feira (29/06), como parte da programação da 48ª Exposição Agropecuária de Goianésia, foi realizado o 1º Concurso Inventor Rural em que pequenos produtores puderam apresentar invenções criativas para resolver os problemas do dia-a-dia na sua produção. Houve votação das invenções mais úteis como premiação para os três primeiros colocados.

José Mateus dos Santos, reitor da Faculdade Evangélica de Goianésia (Faceg), apoiador do concurso, avaliou positivamente a iniciativa. "Isto vai incentivar os pequenos produtores rurais a demonstrar a criatividade que eles têm e que facilita os desafios do dia-a-dia. Não tenho dúvida que nas próximas edições da feira agropecuária de Goianésia esse evento será um grande destaque", disse Santos. "É preciso mostrar como neste tempo tão tecnológico, os pequenos produtores podem se adaptar para ter uma melhor produção frente às condições adversas que enfrentam. São adaptações feitas com materiais simples mas que podem alcançar uma eficiência muito grande", conclui.

João Pedro Braollos, presidente do Sindicato Rural de Goianésia declarou que realizar o concurso era um desejo antigo dos organizadores. "É uma satisfação muito grande para nós que começamos a Feira da Agricultura Familiar. Sabemos que há muitas invenções entre os pequenos produtores e hoje pudemos contemplar alguns que encararam esse desafio", disse.

Rosaura Almeida foi a idealizadora do Concurso Inventor Rural após ver uma competição semelhante na feita agropecuária de Lençóis Paulistas, em 2014. "Vi a grande participação dos produtores rurais e desde então esta ideia mexeu comigo e ficou na minha cabeça. Este primeiro teve uma boa participação e vai servir de incentivo para os próximos. Surgiram ideias boas e o objetivo era esse: mostrar o que o produtor faz que facilita a vida dele no campo", resume.

O apicultor Wendel Gomes da Silva foi o grande ganhador em 1º lugar, cuja invenção é um aspirador de abelhas. "Eu vi um vídeo em 2019 de um senhor que teve uma ideia semelhante, mas que era inviável para o dia-a-dia. É um assoprador de folhas adaptado a uma caixa com a mangueira do aspirador de pó. Com ele fica muito mais fácil fazer a captura e controlar um enxame, com mais chance de sucesso e menos risco", explica.

Wendel também ficou muito feliz com o concurso: "É uma ideia excepcional para a Feira de Goianésia. Além das ideias que foram apresentadas aqui, com certeza existem várias outras. O pessoal fica meio acanhado por ser o primeiro concurso, mas espero que mais gente participe dos próximos. Eu mesmo vou usar algumas das invenções que vi aqui hoje".

Como prêmio, ele também terá sua invenção patenteada. "É um reconhecimento do meu trabalho, e creio que a partir disso poderemos passar a ferramenta para outros apicultores poderem cuidar das suas abelhas, o que torna o cotidiano mais prático", avaliou.


Pecuária de Goianésia

A feira continua com programação até o domingo (03/07). Esta noite, a atração é discotecagem, com entrada gratuita. Nesta quinta (30/06), haverá show com a dupla Di Paulo & Paulino além da abertura do rodeio, às 21h. A entrada solidária, com a doação de 1 kg de alimento não perecível, custa R$ 50.