Golpe envolvendo a falsa venda de um bem on-line é muito comum

Goianésia – No episódio do De Olho no Golpe desta sexta (18/08), o delegado Marco Antônio Maia abordou o o golpe do OLX. "Infelizmente um golpe muito comum e muitas pessoas caem pela sofisticação desse golpe", diz o delegado. O golpe consiste em clonar um anúncio em um site de compra direta entre particulares, por exemplo, de um veículo.

O golpista copia o anúncio, coloca um preço mais chamativo e altera os dados de contato. "Quando a pessoa interessada liga no telefone dele, ele já liga pro proprietário do veículo e inventa uma história de que vai mandar um intermediário", explica o delegado. O golpista então evita que as duas vítimas conversem sobre o fato enquanto ele tenta negociar de longe com as duas.

No fim das contas, quando o comprador transfere o valor, o dinheiro cai na conta do golpista, enganando ele e o vendedor. "Se você for fazer uma compra, evite intermediários", orienta o delegado, "fique atento quando um bem on-line tenha um preço muito abaixo, tem muita chance de ser um golpe".

Apesar do golpe ser comum em diversas plataformas, ele é mais comum no site OLX por ser mais conhecido e por permitir a compra e venda de bens com maior facilidade.