Goianésia – Uma noite com músicas cheias de ritmos dançantes e melodias românticas é o que o público vai encontrar no concerto desta quinta (26/05). A Filarmônica de Goiás sobe ao palco do Teatro Goiânia e será regida por uma referência da música de concerto, Jean Louis Steuerman. Na programação: “Concerto para Piano e Orquestra” de Robert Schumann; “Abertura de As Náiades”, obra de William Sterndale Bennett e a “Sinfonia nº 7” de Beethoven.
Segundo o diretor artístico e maestro Neil Thomson, o regente e pianista convidado Jean Louis Steuerman tocará o concerto que provavelmente está mais próximo de seu coração: o Concerto para Piano de Schumann. “A música de Schumann é, para mim, a essência do Romantismo: um mundo cheio de pura emoção e fantasia”, explica.
“Eu sempre gosto de trazer algumas obras desconhecidas para o público. Então o concerto começará com uma bela abertura do compositor britânico William Sterndale Bennett, que foi uma criança prodígio comparado a Mozart”, destaca Neil Thomson.
Projeto Raízes
A série de concertos da OFG em 2022 faz parte do projeto “Raízes”. Segundo o diretor artístico da Filarmônica é um dos projetos comunitários mais ambiciosos do Brasil. Ele foi pensado para envolver várias partes da comunidade de Goiás, desde projetos de educação musical com adultos e crianças até projetos de musicoterapia para pessoas com autismo, surdos, Alzheimer e deficiências físicas.
“Também usaremos a música como uma ferramenta para o controle da dor e para ajudar nos problemas de saúde mental. Temos uma grande parceria com o departamento de Musicoterapia da UFG e somos a primeira orquestra do país a integrar a musicoterapia em sua temporada”, destaca Neil.
Seguindo o cronograma do projeto “Raízes”, o próximo concerto da Filarmônica acontece no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer. O evento acontece dia 2 de junho, às 20h e será gratuito para toda a comunidade.
Serviço:
Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás
Quando: quinta-feira (26/05)
Onde: Teatro Goiânia
Horário: 20h