Queda de 57,6% nos casos de latrocínio impressiona

Goianésia - Nesta quinta-feira (18/7), o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, trouxe uma excelente notícia para Goiás: nenhuma de suas cidades figura entre as 10 mais violentas do país. O documento, que compara dados de 2023 com 2022, revela uma série de avanços significativos na segurança pública do estado.

Um dos destaques é a queda impressionante de 57,6% nos casos de latrocínio, crime que combina roubo e morte. Além disso, o homicídio doloso registrou redução de 11,5% no número de vítimas e 10,8% no número de ocorrências. As lesões corporais seguidas de morte também diminuíram 3,7% em comparação com o ano anterior.

Quanto aos crimes contra o patrimônio, os resultados também são animadores: o roubo de cargas teve a maior queda, com redução de 52,3%. Em seguida, destacam-se o roubo a residência (-34,5%) e o roubo de veículos (-32,7%). Houve ainda uma significativa diminuição de 32,3% nos roubos a transeunte, 21,4% nos furtos de veículos e 9,0% nas ocorrências de tráfico de drogas. Em relação aos estabelecimentos comerciais, o índice de roubo caiu quase 27%.

O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, atribuiu os resultados positivos ao trabalho conjunto das forças de segurança de Goiás, aliado às ações estratégicas e ao investimento do Governo Estadual na área. "Estamos colhendo frutos do trabalho incansável e das políticas implementadas com foco na segurança da população", afirmou o secretário.