Ex-deputado também homenageou os 73 anos de Goianésia e defendeu o combate às irregularidades na vida pública

Goianésia-O debate sobre investigações envolvendo autoridades e os desafios da política brasileira voltou ao centro das discussões nesta semana após novos desdobramentos da operação da Polícia Federal que apura supostas irregularidades relacionadas ao Banco Master.

No quadro “Falando Sério” desta semana, o ex-deputado federal Vilmar Rocha analisou o avanço das investigações que alcançaram lideranças nacionais, avaliou a atuação das instituições responsáveis pelas apurações e fez uma homenagem aos 73 anos de Goianésia.

Operação do Banco Master entra na pauta nacional

Durante a entrevista, Vilmar Rocha destacou a operação da Polícia Federal que investiga possíveis irregularidades envolvendo o Banco Master e que teve entre os alvos o senador Jaques Wagner (PT-BA).

Ao abordar o assunto, o ex-deputado afirmou que as investigações ainda podem trazer novos elementos sobre a participação de diferentes grupos políticos.

"A esquerda e o PT estão envolvidos, até a alma, nesse caso do Master. O problema é que isso não chegou a fundo ainda. Se chegar a fundo, vai revelar o envolvimento do PT e de outros partidos nessa questão do Master."

Em seguida, ele citou episódios que, segundo sua interpretação, demonstrariam proximidade entre integrantes do governo federal e representantes ligados ao banco investigado.

"O Lula recebeu o Vorcaro duas ou três vezes no Palácio do Planalto sem constar da agenda. Só isso já gera uma suspeição."

Defesa de Jaques Wagner e atuação do STF

Questionado sobre o pedido da defesa do senador Jaques Wagner para anular a operação de busca e apreensão autorizada pela Justiça, Vilmar Rocha afirmou acreditar que os argumentos apresentados não deverão prosperar.

"Isso é desespero da defesa. Claro que ela não vai considerar inválida, até porque a ligação do PT da Bahia, do Jaques Wagner, do Rui Costa, já vem desde antes."

Apesar das críticas feitas a determinados setores da política nacional, ele defendeu que as apurações sejam conduzidas de forma ampla e sem generalizações.

"Nós não podemos aceitar a corrupção e as irregularidades como fato normal da vida pública. A gente tem que combater, denunciar e esclarecer todos esses casos para que isso não se torne normal."

O ex-deputado também destacou que há agentes públicos que exercem suas funções sem envolvimento em irregularidades.

"Tem muita gente boa, muita gente honesta na vida pública, e muitas vezes a sua imagem é prejudicada quando colocam todo mundo no mesmo saco. E não é assim."

Ao comentar o papel do Supremo Tribunal Federal nos processos que envolvem autoridades com foro privilegiado, Vilmar avaliou que a Corte tem dado andamento às investigações.

"Ele tem foro privilegiado, ele é senador e, no entanto, está sendo investigado. Então não está havendo isso não."

Ainda sobre o tema, afirmou acreditar que a maioria dos ministros atua com seriedade institucional.

"Eu acredito que até seja a maioria que não está envolvida nisso, que tem uma postura séria."

Homenagem aos 73 anos de Goianésia

No encerramento da entrevista, Vilmar Rocha falou sobre a relação construída com Goianésia ao longo de sua trajetória política. O ex-deputado representou o município na Câmara Federal por duas décadas e afirmou guardar uma ligação especial com a cidade.

"A minha relação política com Goianésia é um caso de amor completo, porque a cidade sempre me prestigiou, valorizou e reconheceu o meu trabalho."

Ele afirmou que a experiência vivida ao lado da população goianesiense marcará sua história pessoal e política.

"Foi uma relação política de sucesso. Isso é marcante na minha vida pública. Inclusive, no meu livro de memórias, eu vou destacar o tanto que essa relação foi importante para mim."

Ao parabenizar o município pelo aniversário de emancipação política, Vilmar atribuiu o desenvolvimento local ao trabalho da população.

"O povo de Goianésia é quem construiu essa cidade, que é uma das melhores cidades para se viver no Brasil e uma das melhores e maiores cidades de Goiás."

Finalizando a participação, ele classificou a trajetória do município como um exemplo de crescimento e desenvolvimento no estado. "É um caso de sucesso em Goiás."